Você está visualizando atualmente Assinatura Eletrônica

Assinatura Eletrônica

É muito importante ter uma assinatura eletrônica, para poder assinar documentos de modo virtual, em qualquer lugar do mundo, com validade jurídica, segundo as normas do ICP-Brasil.

Você pode fazer sua assinatura eletrônica em um cartório de registro no Brasil ou através do GOV.BR. Na minha opinião, o modo mais fácil e prático ao cidadão comum é fazer através do GOV.BR, de modo gratuito.

O documento com a assinatura digital do GOV.BR tem a mesma validade de um documento com assinatura física, com reconhecimento de firma. Para utilizar este serviço, você apenas precisa cadastrar uma conta no GOV.BR, nível prata ou ouro. Isso significa que o (a) solicitante precisa ter uma conta no GOV.BR validada por uma das opções abaixo:

  • Reconhecimento facial realizado pelo aplicativo gov.br;
  • Bancos credenciados; ou
  • Certificado digital;

Ter uma assinatura digital válida segundo as normas do ICP-Brasil, facilita muito a vida do brasileiro, pois dinamiza processos que antes eram realizados apenas presencialmente ou em papel. É menos burocrático, evita deslocamentos desnecessário, é mais rápido, eficiente e menos custoso. É interessante tanto o brasileiro que se encontra no território nacional, quanto aquele que está no exterior ter uma assinatura digital, para a desburocratização na assinatura de documentos.

Vale ressaltar que aos brasileiros que moram no exterior, facilita muito a vida, para poderem assinar, de qualquer lugar, contratos e outros documentos digitais, declaração de renda e outros serviços prestados pela Secretaria da Receita Federal, processos judiciais e administrativos em meio eletrônico, solicitarem a obtenção e envio de documentos aos cartórios, realizarem transações seguras com instituições financeiras, entre outros.

Apenas tenha cuidado em não fornecer o acesso a sua assinatura digital a terceiros, com a finalidade de evitar contratempos.

Me conte se este conteúdo te ajudou.

Com carinho,
Amanda Simão.
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário